Interessante foi a aula de E.A de Português...
A professora entregou mais um exame nacional de anos passados para treinarmos, cujo que desta vez trazia poesia...
O poema, pelo seu nome, não parecia lá muito apelativo, mas como tudo, aquilo que se vê nem sempre o é...
Depois de ler concluí que o poema, tinha sido escrito com a sabedoria da vivência e prendeu toda a minha atenção...Uma vez mais nasceu em mim a sensção de encontro com a compreensão.
O que também me despertou interesse foi uma das questões do exame. Uma questão de compreensão.
Abaixo, escrevo o poema seguido dessa mesma questão.
Podem dar-me a vossa opinião?? :)
"Escada Sem corrimão
É uma escada em caracol
e que não tem corrimão
Vai a caminho do sol
mas nunca passa do chão.
Os degraus, quanto mais altos,
mais estragados estão.
Nem sustos nem sobressaltos
servem sequer de lição
Quem tem medo não a sobe.
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
o lastro do coração.
Sobe-se numa corrida.
Correm-se p'rigos em vão.
Adivinhaste: é a vida
a escada sem corrimão."
David Mourão-Ferreira, Antologia poética
E agora a questão:
Explica de que modo os versos «Os degraus, quanto mais altos,/mais estragados estão.» podem caracterizar o ciclo de vida de um ser humano.
Achei bem interessante a questão visto que para além de pôr a nossa comprenesão pelo poema a funcionar põe também aquilo que achamos da vida.
Cada opinião é uma opinião, e eu espero pelas vossas^^
SEEE YAAA**
«Os degraus, quanto mais altos,/mais estragados estão.»
ResponderEliminarà medida que crescemos, quando supostamente devíamos ir aprendendo e melhorando a nossa personalidade, vamos sim quase que regredindo, estupidificando, e tomando atitudes que sabemos ser incorrectas, mas que à medida que o tempo passa nos vão parecendo até aceitáveis.
e o mais triste é que, muitas vezes, nem os erros nem os sustos causados por essas atitudes nos fazem aprender a melhorar a nossa pessoa e a nossa vida , acabando por a tornar cada vez menos interessante, cada vez mais 'estragada' ..
* adoro-te