quarta-feira, 3 de março de 2010

Modelo Perfeito.

Se eu pudesse, eu seria a pessoa mais perfeita deste mundo…Só quero que saibas que se eu conseguisse eu seria tudo isso que esperaste.

Eu teria o cabelo sempre no lugar, a face sempre limpa. Seria a melhor aluna da turma, não frequentaria bares nem pubs, não me irritaria, e não diria que estás errada quando o estás.
Se eu pudesse, eu conseguiria fazer tudo o que tu queres que eu faça. Seria a melhor a varrer o chão, a lavar a loiça, a limpar a casa. Seria a mais paciente, a mais inteligente, a mais carinhosa. Seria a melhor segunda mãe da minha irmã. Seria uma mulher com M grande ainda antes de o ser.
Nunca sairia magoada. Nunca magoaria ninguém, nunca diria coisas erradas, nunca daria passos para cair. Nunca te preocuparia, e sozinha seria capaz de tudo.
Se eu pudesse, eu saberia sempre o que estava á minha frente, para não tropeçar. Não te faria chorar, e não te abriria nenhum buraco no peito. Segurar-te-ia mesmo que me continuasses a fazer-me cair.
Mas eu canso-me e devo dizer-te que estou cansada. Estou cansada como nunca, estou cansada como se tivesse andado um ano de lugar para lugar sem parar. Estou cansada como se tivesse corrido o mundo inteiro, e continuasse sem encontrar o meu lugar. E a minha cabeça dói, e volta a doer. E o meu coração fecha-se cada vez mais. Nega abraços, nega palavras doces, nega ânimos.
Por vezes pergunto-me porque é que gritas tanto, porque é que dizes tantas palavras. Se calasses, bem, eu perceberia e não faria doer tanto. Não faria doer, porque o silêncio não é tão cortante e afiado como as tuas palavras, não tem tantos espinhos, e não tem tanta força.
Ainda assim eu engulo em seco, respiro mais ar e faço peito grande para as receber. Devo confessar que deixei de ser capaz de o fazer sem me nascer na boca um esgar de sofrimento, e sem caírem lágrimas. Devo confessar que me fazes falta…tanta falta que eu nem te consigo explicar.
E se eu pudesse pedir um desejo para ti agora, pedia que o tempo voltasse atrás, para puderes fazer tudo de novo. Para tomares as tuas decisões de outra forma, para mudares o rumo da tua história. Porque sabes…eu acho que tu estás zangada com o autor do teu livro. Acho que estás zangada com os capítulos que ele escreveu até aqui. Acho que estás zangada com o mundo que ele criou. Acho que estás demasiado zangada contigo.
Cansas-te a ti, e cansas-me a mim, porque eu não consigo parar de querer ser perfeita, de querer ser o que tu esperas, apenas para te ouvir dizer “Que orgulho…”, ou para te ver sorrir para mim. Ou sequer para ouvir palavras tuas menos secas, menos pesadas.
Elas doem-me nas costas, e elas enchem-me…E eu bem que queria sair daqui agora, mas caí de joelhos novamente, e não me apetece.
Toda a vez que penso em como mudar alguma coisa, toda a vez que tento ser melhor, eu sinto-me pior. Sinto-me mais baça, mais vazia. Sinto-me a pior pessoa deste mundo, e não consigo parar de perguntar porque é que não posso descansar do esforço.
Se eu pudesse pediria para ti, coisas novas. Uma vida diferente, palavras diferentes, estrelas mais brilhantes. Pedia para ti a felicidade que eu vejo fugir-te. A felicidade que eu sei que não sabes mais sentir. Então talvez devesse pedir que te ensinassem novamente.
Não mo peças a mim, eu não vou ser capaz. Mas sim, eu sei que te quero ver feliz.
Porque é por gostar demasiado de ti que eu não posso aceitar ouvir tudo o que dizes, fazer tudo o que ordenas, sentir tudo o que queres. É porque gosto de ti, que dói não sentir o teu amor.
E acredita, se eu conseguisse seria tudo isso que esperaste…Ainda que isso me fizesse a pessoa mais infeliz deste mundo.
Mas pelo menos tu poderias sorrir-me, abraçar-me. Orgulhar-te.
Eu seria tudo o que esperaste.

2 comentários: