terça-feira, 3 de novembro de 2009

Beleza (?)

Falam-me de beleza. Tanta gente me fala de beleza e eu penso ‘Hum…Mas o que estão eles a dizer? ‘, e se não me falam eu vejo pragas da palavra ‘Beleza’ em descrição de fotografias , palavras ‘desbandalhadas’ que no final fogem quilómetros ao que a palavra significa.
Beleza. Ah! Eles chamam beleza a um cabelo comprido, brilhante igual a mais de não sei quantos…AH! Eles chamam beleza a um sorriso mal oferecido, e a uma boca cuja não cansa de repetir coisas rudes, que não avançam com o mundo, ou seja…que o fazem retroceder…
Que estranho…eu não conheço a beleza por algo vazio, por uma maré cheia de coisas que se podem agarrar, usar e depois deitar fora. Não conheço a beleza por uma blusa que até tem purpurina e brilha á luz do sol…um brilho falsificado…
Não a conheço por isso, e não a quero conhecer assim. Ela não é assim.
Beleza não é chegar, não é abanar o corpo, e dizer ‘Olhem para mim’; não é dizer ‘és tão linda’, numa mera fotografia…Não é nada dessas coisas que nada têm de verdade a não ser um pouco de conveniência e aspiração social.
Dizeres a alguém que é bonita, impõe que a admires, e tu não podes admirar algo que desconhecesses. Não podes admirar um coração se não sabes do que é revestido, e não podes admirar a forma como a voz sai calma, se nunca a ouviste. Não podes sequer rejubilar com os actos dessa pessoa pois tu não os conheces só de os olhares. Não os sabes de cor, como se ela fosse importante para ti, como se a conseguisses adivinhar .
A beleza estende-se para além de tudo isso. A beleza chega até ao fundo do coração, tem de o analisar pouco a pouco, tem de ver a verdade, passar pelo respeito e cumprimentar a consciência. A beleza tem de ser bela. Tem de ser agradável de todos os prismas, tem de ter todas as faces limpas e seguras, tem de ser algo em que te possas segurar e dizer que não vais cair, que não vais deslizar.
Irrita-me abrir a página da Internet e ver hi5’s de pessoas que não passam de meros ignorantes, convencidos que utilizam frases poéticas como se realmente soubessem o significado prático e sentimental delas. Que falam de respeito e de amor, em perfis cheios de palavras vaidosas, que apenas lhe escondem os actos contrários. Elas não servem para isso, tal como a beleza não serve para esconder um coração fracassado…E digo coração fracassado porque ele não consegue amar. Não consegue ir para além daquela espécie de ‘gostar’ que tem mais de aspiração que outra coisa…Que tem mais de ‘ Deixa-me lá dizer uma palavra simpática para ver se subo mais um bocadinho…’
O que é isso gente?
Não são palavras. Não é beleza. Acaba por não ser nada. Acaba por ser algo mal utilizado, uma verdade injustiçada por tantas máscaras, tantas tentativas de esconder um interior medroso e frustrado…
É preciso ser-se belo por dentro. Ser-se belo para além da aparência bela que dão as primeiras quatro palavras trocadas. É preciso que a beleza se mantenha á medida que vais conhecendo alguém, ainda que nessa pessoa existam falhas…Mas falhas belas. Falhas que ela aceita como tal e até tenta melhorar…
A singularidade da personalidade leva a que a beleza se estenda á admiração. És admirado porque a tua personalidade é bela, e não porque a tua cara parece dar-te essa parte da beleza da singularidade da personalidade que não tens.
O sabor amargo de ver essas palavras espalhadas assim, como folhas das árvores pelo chão no Outono, por vezes, dá até vontade de parar o trânsito. De parar as pessoas, os colegas da escola, essas gentes vazias que engolem palavras falsas, com sentimentos falsos, apenas para encherem um ego que não tem. É tudo falso, tudo vazio, tudo folhas de papel amarrotadas e em branco…
E depois de tentar fazer com que tudo isto seja percebido, olho para as suas faces e eles riem-se…Riem-se como se uma piada tivesse acabado de ser dita…
Na verdade, a beleza vê-se em coisas pequenas, coisas simples, que sendo tão descomplexadas poucos conseguem perceber.
Esse é o problema...Estamos tão rodeados de coisas que nos chamam a atenção com letreiros luminosos em Las Vegas, que tudo isso nos deixa cegos...Cegos numa aparência alegre e vazia que ignoramos.

2 comentários:

  1. A beleza está nas pequenas coisas, todos os dias, ao nosso alcançe.

    ResponderEliminar
  2. e dizes tu que nao tens jeito pra criticas :p

    (claro que ficam sempre com um certo toque muito teu , perrrfect *)

    ResponderEliminar