sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Chamam a isto sociedade?!



Farta de hi5’s, farta de facebook’s, farta de myspace’s. Farta de abrir o computador e ver meia dúzia de palavras furadas de pessoas que não conheço, que nunca me viram, que não me conhecem. Pior, farta de ver meia dúzia de palavras furadas de pessoas que me conhecem, que me vêm nas ruas, que me viram a cara e ainda me mandam às costas palavras afiadas como facas, depois de me sorrirem.
Estou cansada desta sociedade que se vai separando cada vez mais, onde cada um olha para si como um rei e olha para o outro como se ele fosse um objecto qualquer.
Cansada, estou cansada de meia dúzia de ‘faz-de-contas’ que só servem para manter uma imagem que na verdade nem verdadeira é. De ideais que não passam de clichés extraídos da “net”, de personalidades que vêm às cópias como os bonecos vêm das fábricas.
Estou farta das músicas que passam na MTV, das novelas que dão na TV, dos noticiários que insistem em denotar tudo o que é mau. Farta das Pull&Bear’s, das Lascostes, das Timberlands, das Merrel’s.
Estou farta das promessas dos políticos, das pessoas vazias de princípio próprios que me rodeiam, dos olhares de lado, dos sussurros, dos risinhos, dos narizes grandes demais. Estou pelos cabelos com as mentiras, com as intrigas, com a falta de compreensão.
Estou quase a rebentar de cópias, de falsidades, de sentimentos ‘comprados’ nos chineses. De histórias inventadas, de julgamentos sem fundamento, de opiniões sem razões justificativas.
Estou cansada de ver pessoas no meio, sem sequer saberem porque o estão. Farta de as ver dobrar ao primeiro obstáculo, cair ao primeiro tropeçar, e ficar ali em baixo, enquanto não surgir alguém que as levante quase de arrasto. Onde está a força que todos dizemos ter?
E os actos que tão bem descrevemos em jornais, entrevistas a que chamamos ‘fazer o bem’? Sim, esses que afirmamos prontamente efectuar, como uma prova a nosso favor. Como se tivéssemos a ser atacados. Na verdade, não passa disso.
E por falar em revistas, estou farta das ‘cor-de-rosa’. Daquele mundo onde tudo é feito de néon, de palavras inglesas no lugar das portuguesas, dos caros caterings, onde pagas mais do que comes. Estou farta de ver vestidos perfeitos, no meio de tanta imperfeição, e cansada de ver essa gentinha V.I.P á procura de um fato para levar a esta e àquela festa enquanto gente morre, de fome, de sede, de doenças.
Moralismos? Tantos. Mas porque razão os queremos senão para os deitarmos á toa no meio de uma conversa cheia de voltas e sairmos como muito inteligentes?
Que se dane! Que se dane a opinião dessas imitações de pessoas que não passam de coisas vazias! Que se dane o que eles vão pensar, o que eles vão dizer, porque no final eles acabam como sempre…Não vão fazer nada.
Cheia, cheia de ver crianças com 13 anos parecerem-se mais com chaminés de fábricas que com jovens com um espírito construtivo, a sair até ás 4, 5 da manhã, a beber que nem umas bestas, a cair pelo chão sem sentidos, apenas para se rirem um pouco, para dizerem “Eu emborco mais 5 que tu! Logo sou mais mulher/homem que tu!”
São O QUÊ? Repitam lá, são O QUÊ?
Vocês por acaso sabem sequer o que é ser um homem/mulher? Ter responsabilidade? Ter ideais próprios e ideias fixas? Ter de lutar por aquilo que querem sem ter ninguém que vos ponha logo lá em cima de um salto?
Imaginam por acaso o que custa ‘carregar o mundo nas costas’?
Têm a mais pequena ideia do que podem significar os laços que se formam entre as pessoas que vocês destroem apenas por diversão?
Agora repitam lá, são O QUÊ?
Estou quase a explodir de tanta falta de perdão, tanta falta de união, tanta falta de coragem!
E estou, estou cansada desse agir por impulso, estou farta das revistas para jovens que contam história de amor, piadas secas e como é que os famosos se penteiam, se maquilham, estou farta que a opinião dos outros conte mais, que ela mude o que somos, que todos estendam as suas mãos para deixar cair quem as agarra de seguida!
Estou farta, tão mas tão farta desta sociedade mal construída, desta juventude baça, sem brilho que nada mais sabe fazer que trocadilhos de palavras ordinárias, de insultos, que falar sobre as melhores marcas de laca para o cabelo, ou de como precisam de emagrecer, porque assim ninguém lhes vai olhar para o traseiro ou para a cintura quando chegar o verão, e andarem de um lado para o outro a exibir!!
Estou farta de falarem em mudar, e nunca passe disso. Nunca passe de palavras de conforto e descargo de consciência!


Opá, a sério MANQUEM-SE!


(Sim, hoje tirei o dia para me revoltar.)

3 comentários: